Título: Em 79 anos, empresa transportou mais de 120 milhões de pessoas
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Economia & Negócios, p. B14

Desde sua fundação, em maio de 1927, a Varig já transportou mais de 120 milhões de passageiros e deu 115 voltas ao mundo. São esses números expressivos e uma forte e bem localizada presença nas capitais do País e do mundo que deram projeção à marca e a tornaram um dos ícones da aviação brasileira e mundial, integrante da global Star Aliance, que reúne Lufthansa, United Airlines e US Airways, entre outras.

"É uma marca que tem um valor inquestionável, mas difícil de dimensionar em função das dívidas e da crise", diz o especialista Eduardo Tomya, ex-Interbrand e hoje na BrandAnalytics. "A Varig é como a Bombril e a Parmalat, o consumidor não percebe a crise e dá preferência no ato da compra."

E quanto vale? É uma pergunta que Tomya considera difícil de responder hoje, porque a denominação envolve a capacidade da marca de faturar, sua presença e imagem junto ao consumidor e a fatia que detém do mercado. "A fatia que detém de mercado caiu, mas a marca ainda tem uma boa percepção, o consumidor gosta da Varig e a vê como de primeira linha."

O publicitário Francesc Petit, que em 1953 criou um mascote para a empresa, o tucano, diz que a companhia foi vítima de sua arrogância nas duas últimas décadas, quando teve sua liderança ameaçada. Petit, que criou a identidade da Gol, diz que "a Varig se perdeu numa trajetória de favores governamentais, deixando de lado os passageiros, o brasileiro".