Título: Vale vende participação em empresa no Bahrein
Autor: Alice Cury Zampieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2006, Economia & Negócios, p. B14

A Vale do Rio Doce anunciou ontem a venda de sua participação na Gulf Industrial Investment Company (GIIC), empresa que produz pelotas de minério de ferro no Bahrein (Golfo Pérsico). A Vale vendeu sua participação de 50% no capital da empresa por US$ 418 milhões.

Em comunicado ao mercado, a Vale disse que vendeu sua parte na empresa porque tinha visão diferente sobre a gestão do negócio, no qual a Gulf Investment Corporation tinha a outra metade. As duas companhias entraram num acordo para resolver as divergências nos termos do acordo de acionistas vigente.

A Gulf produziu 4 milhões de toneladas em 2005, o que representou 7,1% da produção total de pelotas da Vale e suas empresas associadas, de 56,4 milhões de toneladas. A venda da participação, segundo a Vale, não afetará o abastecimento para os clientes do Oriente Médio nem a estratégia de se consolidar como líder mundial desse mercado.

A Vale quer se beneficiar do significativo potencial de crescimento no médio e longo prazo da demanda por pelotas, matéria-prima para a fabricação de aço.

No Brasil, a empresa está desenvolvendo o projeto Itabiritos, em Minas Gerais, que inclui uma usina de pelotização com capacidade de produção anual de 7 milhões de toneladas. Além disso, "encontra-se em fase de aprovação o Tubarão VIII, envolvendo a construção da oitava usina de pelotização da CVRD no Porto de Tubarão, em Vitória, Espírito Santo, com capacidade de 7 milhões de toneladas por ano".

Shopping Estadão