Título: Bolívia quer vaga na Opep
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2006, Economia & Negócios, p. B6

O ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, Andrés Soliz Rada, informou ontem que seu país pleiteia uma vaga de observador na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne os maiores produtores do mundo. Este seria o primeiro passo para a Bolívia se tornar membro da instituição, quando países exportadores de gás forem admitidos, informou o ministro.

¿A Opep está estudando admitir grandes produtores de gás¿, adiantou Soliz Rada. Segundo ele, a participação no cartel não está condicionada apenas aos volumes produzidos por cada país, mas também à relação entre produção e número de habitantes. ¿Os Estados Unidos e o Brasil, por exemplo, são grandes produtores, mas quando se divide a produção pela população, dá um número pequeno¿, explicou.

Atualmente, a produção de gás natural na Bolívia equivale a pouco mais de 200 mil de barris de petróleo/dia. Já os países membros da Opep têm produção superior a 1 milhão de barris/dia. Fazem parte do cartel 11 países e o maior produtor é a Arábia Saudita, com 8,9 milhões de barris/dia.