Título: Taxa ao consumidor deve continuar em queda
Autor: Renée Pereira, Gustavo Freire
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2006, Economia & Negócios, p. B3

O juro cobrado do consumidor deve continuar em queda neste mês, apesar de o mercado financeiro apostar na redução do ritmo de corte da taxa básica de juros , a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que termina amanhã.

Em abril, por exemplo, houve recuo tanto nos juros médios ao consumidor como nos encargos de linhas de financiamento para empresas, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Contabilidade e Administração (Anefac).

"Foi a primeira vez no ano que os juros médios caíram tanto para o consumidor como para empresas", observa o vice-presidente da entidade, Miguel Ribeiro de Oliveira. De janeiro a abril, os juros ao consumidor recuaram 0,11 ponto porcentual, de 7,59% para 7,48% ao mês. Para as empresas, a queda foi bem menor, de 0,02 ponto porcentual no mesmo período, de 4,42% para 4,40% ao mês.

No mês passado, as seis linhas de crédito ao consumidor pesquisadas tiveram retração, em média, de 0,06 ponto porcentual, mostra a pesquisa. Em março, os juros médios mensais estavam em 7,54% e fecharam o mês passado em 7,48%. A maior queda ocorreu nos empréstimos pessoais de financeiras. Em março, essa linha de crédito custava 11,61% ao mês e fechou abril em 11,50%. "Há muita gordura nessa linha de crédito e a procura normalmente cai nesta época", diz Oliveira.

Ele observa que esses fatores devem fazer com que as taxas ao consumidor e para empresas continuem caindo, apesar da perspectiva de que a Selic a recue de forma mais moderada daqui para frete. Segundo Oliveira, normalmente no segundo trimestre do ano a inadimplência diminui e o consumo volta ao ritmo normal. Esses fatores associados contribuem para que bancos, financeiras e lojas sejam mais agressivos na oferta de crédito, como ocorre hoje.

No caso das empresas, houve redução dos juros, porém numa proporção bem menor, comparada com as taxas ao consumidor. Em março a taxa média estava em 4,44% ao mês e encerrou abril em 4,40%.