Título: Assessor de deputado fica sete horas detido pela PF
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2006, Nacional, p. A7

O chefe de gabinete do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Amauri Escudero, passou sete horas preso ontem em Curitiba, na Polícia Federal (PF).

Na terça passada, ele foi flagrado recebendo uma mala do ex-funcionário da Itaipu Binacional Laércio Pedroso, que foi preso na Operação Castores sob acusação de falsificação de documentos, corrupção e tráfico de influência para cobrar supostas dívidas da estatal. A PF convocou Escudero para depor sexta-feira, mas ele só se apresentou ontem. Ficou detido por sete horas e foi liberado.

"Ele deu as informações necessárias", disse o superintendente da PF no Paraná, Jaber Saadi, para quem não havia outros motivos para detê-lo. Na investigação sobre fraudes contra Itaipu, Furnas, Eletrosul e Eletronorte, sua participação não ficou provada. Mas Escudero será indiciado por estar de posse de documentos de Itaipu considerados sigilosos.

O chefe de gabinete alegou que apenas fazia um favor para Pedroso, levando a mala a Brasília, e achava que os documentos eram públicos.