Título: PF pede indiciamento de 8 deputados de Rondônia
Autor: Nilton Salina
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2006, Nacional, p. A7

Um ex-deputado também está na lista de acusados de formação de quadrilha e tentativa de extorsão

A Polícia Federal (PF) encaminhou ontem ao Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia inquérito pedindo o indiciamento de oito deputados estaduais e de um ex-deputado, acusados de formação de quadrilha e tentativa de extorsão. O inquérito está baseado em gravações de vídeo feitas pelo governador Ivo Cassol (PPS), nas quais parlamentares lhe pediam R$ 50 mil por mês em troca de apoio na Assembléia. Agora o TJ encaminhará o inquérito ao Ministério Público do Estado, que poderá ou não oferecer denúncia.

A PF pede indiciamento do presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira (PSL), do vice-presidente, Kaká Mendonça (PTB), dos deputados Haroldo Santos (PP), Ronilton Capixaba (PL), Ellen Ruth (PP), Amarildo Almeida (PDT), Daniel Néri (PMDB) e João da Muleta (PMDB), além do ex-deputado Emílio Paulista (sem partido), que renunciou quando o escândalo estourou.

Carlão de Oliveira, de 51 anos, disse estar tranqüilo e que agora espera uma oportunidade para se defender. "Só quero que o processo siga os trâmites legais. Até agora não fui ouvido. Quando for chamado para dar uma explicação, esclarecerei o que for preciso", destacou.

O parlamentar lembrou que chegou a ser afastado do cargo de deputado por decisão judicial, na época em que as denúncias começaram a aparecer, mas que retornou por decisão do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim. "Fui afastado sem ser ouvido", explicou.

OUTROS INQUÉRITOS

O superintendente da PF, Joaquim Mesquita, disse que há outros 15 inquéritos em andamento, que agora estão entrando em fase final e que devem depois ser encaminhados à Justiça. Mesquita também enviou ao Judiciário as fitas e o material de filmagem que foram encontrados na casa de Cassol.

Caso o Ministério Público decida apresentar denúncia contra os acusados, deverá ser iniciado processo contra o ex-deputado Emílio Paulista. Para processar os parlamentares do Estado, o TJ dependerá de autorização da Assembléia Legislativa.