Título: Empresários cobram projeto
Autor: Ana Paula Scinocca e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2006, Nacional, p. A4

Aécio é pressionado para que PSDB apresente planos

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ouviu ontem cobranças incisivas de que a candidatura Geraldo Alckmin deve propor um projeto de País. A pressão foi feita por pesos pesados do PIB brasileiro, num encontro promovido pelo Instituto Talento. Os empresários mostraram preocupação com a situação do País em 2007 e com a possibilidade de turbulências na economia, com o fim do chamado "céu de brigadeiro".

Aécio concordou com eles e disse que Alckmin terá um projeto de País. Em sua opinião, um eventual segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criaria fatores adicionais de preocupação. Segundo ele, além de não ter um projeto de País, Lula não tem mais um partido: todo seu porcentual de intenção de voto, afirmou, é pessoal e, se eleito, ficaria nas mãos do PMDB. "Isso não é bom", disse Aécio.

CHOQUE

O governador mineiro mostrou aos empresários o que foi o seu "choque de gestão" em Minas. Trouxe pela mão o secretário de Planejamento, Antônio Augusto Anastasia. Na platéia, os empresários Benjamim Steinbruch, da CSN, David Feffer, da Suzano Celulose, Josué Gomes da Silva, da Coteminas, Carlos Jereissati, da Telemar e do Grupo Iguatemi, José Guimarães Monforte, da Janos Participações, Benedito Barbosa Júnior, da Odebrecht, e o economista Luciano Coutinho, da Unicamp.

Aécio explicou aos empresários que está "completamente engajado" na candidatura Alckmin. "Minha candidatura à reeleição em Minas nasce junto com a dele", afirmou, explicando que abrigará a convenção nacional do PSDB que oficializará a candidatura Alckmin em Belo Horizonte, concomitantemente à convenção estadual.

O governador mineiro disse ainda aos empresários que "não interessa a ninguém" um quadro desastroso do País em 2007. E afirmou que, seja quem for o candidato vitorioso na disputa presidencial, o Brasil terá de fazer, em 2007, as reformas política e previdenciária.