Título: Para Sensus, violência em SP prejudicou tucano
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2006, Nacional, p. A4

Os ataques do crime organizado em São Paulo foram a principal razão apontada por Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, para explicar a estabilização da preferência por Geraldo Alckmin (PSDB). De fato, 50,1% dos eleitores acham que a crise na segurança prejudicou a campanha do ex-governador paulista (52,5%, no Sudeste); paradoxalmente, no entanto, 29,8% desses mesmos eleitores acham que segurança pública é um assunto de responsabilidade do governo federal (13,7% dizem que é do governo estadual e 29,6%, da União, dos Estados e dos municípios).

Já o presidente Lula recebeu mais condescendência no julgamento dos eleitores. Ele conseguiu melhorar sua posição eleitoral a despeito de uma maioria (28,2%) considerar que as ações do governo brasileiro na crise com a Bolívia foram "inadequadas" (19,9% acharam "adequadas").

O eleitorado se dividiu ao avaliar as repercussões da crise do gás numa possível reeleição de Lula: 28,4% acham que ele será prejudicado e 28% pensam que não terá prejuízo.