Título: Lula bate rivais e se reelegeria já no 1º turno, indica pesquisa
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2006, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria as eleições presidenciais no primeiro turno, segundo a rodada de maio da pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem. Em relação ao resultado de abril, Lula subiu de 3 a 4,6 pontos porcentuais e, nos vários cenários propostos, teria entre 40,5% e 42,1%, enquanto seu principal oponente, o tucano Geraldo Alckmin ficaria entre 18,7% e 20,8%. Nas simulações de segundo turno, Lula também ganhou pontos e venceria Alckmin por 48,8% a 31,3% (45% a 31,3% em abril).

A ascensão de Lula ficou sempre acima da margem de erro da pesquisa. Ele herdou uma pequena faixa dos outros pré-candidatos, já que o porcentual de votos nulos, em branco e indecisos permaneceu estável. A senadora Heloísa Helena (PSOL) também cresceu nas preferências: em maio, tinha 4,3% e agora, no cenário mais favorável, obteve 8,7%. Alckmin oscilou entre uma ligeira queda, dentro da margem de erro, e a estabilidade; melhorou um pouco sua expectativa de voto no Nordeste, que visitou seguidamente (8,7% para 10,1%), mas perdeu nas outras três regiões.

Lula aprofundou sua inserção no eleitorado mais pobre, segundo Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. A aprovação do presidente subiu 6,4 pontos no Nordeste e 5,5 pontos no Norte e no Centro-Oeste, mas caiu 7,8 pontos no Sul e 2,7 pontos no Sudeste; subiu 3,7 pontos entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental, mas caiu 3,3 pontos entre os que têm ensino médio. Subiu 2,8 pontos entre os que ganham até 1 salário mínimo, mas caiu 10,1 pontos na faixa entre 10 e 20 salários mínimos.

O diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, opinou que esse resultado indica "o pior momento de Alckmin e um momento normal de Lula". Ele lembra que o presidente foi beneficiado em maio pela super-exposição na mídia e pelos programas nacional e estaduais do PT; em junho, observa, serão exibidos os programas nacional e estaduais do PSDB e do PFL, além das inserções em televisão, o que, segundo ele, favorecerá Alckmin.

SEGUNDO TURNO

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Alckmin por uma vantagem de 17,5 pontos porcentuais (ganhou 3,8 pontos desde abril; Alckmin perdeu 1,9). Mas o total de indecisos e dos que prometem votar em branco ou anular é alto - 20%.

Lula é o único candidato em quem votariam 32,1% dos eleitores, enquanto 12,6% só votariam em Alckmin. A rejeição de Lula atingiu 34,7%, enquanto a Alckmin foi de 40,6%. A série histórica das pesquisas CNT/Sensus mostra uma relativa estabilidade. Lula tinha 42,2% em fevereiro, caiu para 37,5% em abril e agora recuperou parte do que tinha perdido. Alckmin pontuou em 17,4% em fevereiro, subiu para 20,6% em abril, após o lançamento de sua pré-candidatura, e agora ficou estável, entre 18,5% e 20,8%.