Título: Iraque controlará segurança em 2007
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2006, Internacional, p. A16

Com treinamento adicional e melhor equipadas, as tropas iraquianas estarão em condições de garantir a segurança nas 18 províncias do país no fim de 2007, anunciou ontem o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki. Ele disse isso durante encontro, em Bagdá, com o primeiro-ministro da Dinamarca, Anders Fogh Rasmussen.

Esta é a segunda vez em uma semana que o chefe de governo iraquiano se refere a um cronograma para que as tropas iraquianas assumam, sozinhas, as responsabilidades pela segurança no país do Golfo Pérsico. O presidente dos EUA, George W. Bush, tem dito que, quando as forças iraquianas puderem controlar todo seu território, as tropas americanas terão condições de retirar-se do país.

"Nossas forças de segurança estarão habilitadas a assegurar a ordem em todo o território iraquiano dentro de um ano e meio, com ao aprimoramento dos exercícios e o fornecimento de equipamentos adequados", disse Maliki a Rasmussen. Cerca de 500 soldados dinamarqueses mantêm uma base no sul do Iraque.

Os EUA mantêm mais de 130 mil homens no Iraque e a Grã-Bretanha, 7 mil. O objetivo é garantir a segurança local e a estabilidade do governo de Maliki.

Durante a reunião de segunda-feira com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, o líder iraquiano anunciara que seu governo estaria em condições de assumir o controle de 16 das 18 províncias do Iraque até o fim deste ano.

As exceções, segundo ele, seriam a região da capital, Bagdá, e a província de Anbar, na região oeste do país, onde tropas americanas combatem grupos rebeldes.

As declarações do primeiro-ministro iraquiano coincidem com um crescimento da oposição ao conflito tanto nos Estados Unidos quanto na Grã-Bretanha. Pesquisas de opinião divulgadas recentemente mostraram que uma sólida maioria de americanos desaprova a forma como o presidente Bush conduz a guerra.

Hoje, o presidente Bush reúne-se com Blair na Casa Branca para passar em revista a situação no Iraque.