Título: BC pode cortar juro em apenas 0,25 ponto
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2006, Economia & Negócios, p. B3

O mercado já aposta na redução de apenas 0,25 ponto porcentual ou até numa parada técnica nos cortes de juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana que vem. Para analistas, o Banco Central (BC) deve se apoiar ainda mais na "parcimônia" citada na ata da última reunião do Copom. Os juros futuros já embutem corte de apenas 0,30 ponto porcentual na Selic na semana que vem.

"Se a volatilidade continuar e o dólar se mantiver no nível de R$ 2,35 até a reunião, acho que o Copom vai cortar só 0,25 ponto", diz Alexandre Maia, economista-chefe da Gap Asset Management. "Os juros futuros mostram que o mercado já acredita mais no corte de 0,25 ponto porcentual do que em 0,5 ponto."

O economista Alexandre Póvoa, do Modal Asset Management, acredita que não é "nem um pouco desprezível" a hipótese de uma parada técnica. Pela análise dele, o governo tem que dar liquidez ao investidor que quer vender títulos, no caso, as NTN-B, mas isso deve ter efeito no câmbio e, por tabela, na inflação, daí a possibilidade de interrupção da redução da taxa.

Para Alessandra Ribeiro, economista da Tendências Consultoria Integrada, os motivos para a cautela do Copom na última reunião continuam presentes e até se exacerbaram. "O Copom relacionou sua cautela com a alta do petróleo e os gastos fiscais de ano de eleição", diz Alessandra. "Os dois fatores pioraram."

"Mas eu não acredito que o BC opte por uma parada técnica", diz Alessandra. Ela acha mais provável o BC cortar 0,5 ponto agora e parar na próxima reunião, caso a volatilidade se mantenha. "Se o Copom parar de cortar a Selic agora, vai 'passar recibo' de que a volatilidade veio para ficar."