Título: Greve branca em favor de presos deve acabar hoje
Autor: Camilla Rigi
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2006, Metrópole, p. C1
Deve terminar hoje a greve branca realizada no sistema prisional do Estado, em solidariedade aos presos que estão na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães, conhecida como Venceslau 2 - no caso, os líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ontem terminou o prazo de 30 dias ,estipulado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em que se proibia o banho de sol e a visitas de advogados a esses presidiários. "Amanhã (hoje) os presos de devem sair do 'castigo' e a rotina dos presídios voltar ao normal", disse o diretor de uma penitenciária, que pediu para não ser identificado.
O protesto começou na terça-feira. Em apenas três horas e meia, 40 unidades prisionais do Estado aderiram à manifestação. Presos deixaram de sair para o banho de sol, não receberam advogados e se recusaram a trabalhar nas oficinas internas. Mas a forma de protesto que mais surtiu efeito envolveu os presos que se recusaram a ir para os Fóruns do Estado. A greve branca foi sentida, por exemplo, no Fórum da Barra Funda.
De acordo com o Tribunal de Justiça, 97% dos presidiários que deveriam comparecer nas semana passada nos Fóruns do Estado, não foram às audiências e julgamentos, que tiveram de ser remarcados. Das 1.041 requisições de transferência, 467não foram cumpridas.