Título: Presidente afegão convoca reforços tribais contra Taleban
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2006, Internacional, p. A10

Presidente afegão convoca reforços tribais contra Taleban

As forças de segurança do Afeganistão, que lutam contra o maior aumento da violência da milícia Taleban desde sua derrubada do poder, no fim de 2001, serão reforçadas com combatentes recrutados em tribos locais, anunciou ontem o presidente Hamid Karzai. A luta - que já matou mais de 500 pessoas desde meados de maio - elevou os temores de fortalecimento do Taleban. Mas o ministro da Defesa, Abdul Rahim Wardak, descarta essa hipótese, dizendo que os rebeldes apenas intensificaram os ataques para assustar países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que estão enviando mais tropas ao Afeganistão.

Ao falar com um grupo de líderes tribais do leste do Afeganistão, Karzai contestou versões da imprensa de que ele estaria formando milícias: "Não queremos formar milícias. Só queremos fortalecer os distritos para protegê-los de ataques terroristas." O presidente disse ainda que os recrutas tribais irão fortalecer a base da polícia. Um porta-voz presidencial descreveu os novos soldados como "polícia comunitária".

Karzai declarou que não vai revelar quantos combatentes tribais serão recrutados, mas assegurou que em algumas áreas eles irão aumentar drasticamente as forças de segurança. Como exemplo, o presidente citou o problema do distrito de Arguistão, no sul da Província de Kandahar, onde há apenas 45 policiais para atender uma população de 65 mil pessoas.

BAIXAS BRITÂNICAS

Numa das áreas do sul do Afeganistão mais afetadas pela violência, a Província de Helmand, um soldado britânico morreu e outro ficou gravemente ferido ontem durante confronto com forças do Taleban. Com isso, sobe para oito o total de soldados britânicos mortos no país desde 2001.