Título: Al-Qaeda promete 'sacudir o inimigo' com ataques em larga escala no Iraque
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2006, Internacional, p. A10

O grupo Al-Qaeda no Iraque prometeu ontem lançar ataques que vão "sacudir o inimigo" em resposta à morte de seu líder Abu Musab al-Zarqawi. Segundo militares americanos, o líder terrorista morreu quarta-feira em conseqüência de ferimentos sofridos num ataque aéreo dos EUA. Ele ainda foi retirado com vida dos escombros, mas morreu minutos depois.

O grupo disse em um comunicado na internet que sua liderança se reuniu após a morte de Zarqawi para discutir a estratégia e renovar a promessa ao líder da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Em coordenação com outras facções do Conselho Mujahedin, planejamos operações em larga escala que vão sacudir o inimigo e tirar seu sono", diz o comunicado.

Na Jordânia, a polícia deteve ontem quatro deputados islâmicos que manifestaram simpatia por Zarqawi. Os quatro estão sendo interrogados. Um deles, Mohamed Abu Faris, foi a uma oração pela alma de Zarqawi em sua cidade natal, Zarqa, a noroeste de Amã, e o chamou de mártir.

EUA NEGAM ESPANCAMENTO

O comandante das forças americanas no Iraque, general George Casey, qualificou ontem de "ridícula" uma versão de que soldados americanos bateram em Zarqawi após o ataque aéreo. "Nossos soldados o encontraram quando era colocado em uma ambulância pela polícia iraquiana e o transportaram (rumo a um hospital), mas ele morreu quando os soldados tentavam salvar sua vida." Segundo declarações de testemunhas divulgadas pelos jornais britânicos The Observer e The Sunday Times, Zarqawi teria sido golpeado por soldados americanos no peito após ser retirado ainda com vida dos escombros.

Casey também previu iniciair ainda este ano uma gradual redução dos 131 mil soldados americanos no Iraque se o Exército local se mostrar capaz de liderar a luta contra a insurgência até o fim do ano. Mas a violência continua: a explosão de um carro-bomba deixou ontem 6 mortos e 42 feridos em Bagdá. Em Baquba, outro carro-bomba matou um civil e sete soldados iraquianos.