Título: Aécio desaponta o candidato
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2006, Nacional, p. A6

No reino das aparências está tudo resolvido entre Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Chegaram e saíram juntos da convenção como se convivessem em harmonia, mas intramuros não há dúvida: Alckmin deixou Belo Horizonte ontem magoado com o comportamento de seu anfitrião, que não o apóia com a firmeza e a dedicação necessárias. "A falta de apoio em Minas é o pior problema da campanha", desabafou um assessor de Alckmin. O próprio candidato já pediu a Fernando Henrique Cardoso que tente convencer Aécio a envolver-se de corpo e alma na campanha.

O comportamento dúbio de Aécio já teria gerado comentários de desapontamento e advertências por parte de Alckmin. "Esse negócio de esperteza tem limites", advertiu o candidato, segundo relato de tucano com trânsito na cúpula do partido - lembrando que, se Aécio não o apoiar com a força necessária, poderá sofrer as conseqüências daqui a quatro anos, quando não contará com o apoio do PSDB paulista para disputar a Presidência.

O corpo-mole de Aécio se explicaria pelo fato de ele desejar ouvir de Alckmin compromisso de apoio a sua eventual candidatura em 2010. O paulista deveria descartar a reeleição, caso vença agora, e desde já negar apoio a José Serra. "Ele tem feito essa proposta repetidas vezes", comentou um assessor de Alckmin.

Para o ex-governador, negociar nesses termos é um tiro no pé, além de injusto com Serra - que tem se posicionado como homem de partido. A estratégia de Aécio é vista como kamikaze, pois pode deixar o governador sem apoio paulista.