Título: Lula chefia um governo de mãos sujas, diz FHC
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/06/2006, Nacional, p. A6

Tucano faz discurso duro na convenção, em que chamou presidente de vira-casaca, fanfarrão e frouxo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vira-casaca, fanfarrão, frouxo e ¿chefe de um governo que sujou as mãos¿. Em discurso proferido durante a convenção do PSDB, o ex-presidente fez um ataque forte a Lula e afirmou que, na véspera de completar 75 anos, o presidente se tornou sua maior desilusão. Segundo FHC, Lula rasgou a própria biografia e esqueceu tudo o que aprendeu ao longo de sua vida.

Ao se referir ao presidente, FHC o definiu como sendo ¿um que tão rapidamente esqueceu tudinho que se esperava dele. E passou a ser simplesmente fanfarrão. Ele fala, fala, fala e não diz nada que toque realmente a verdade¿.

Para o ex-presidente, a crise de corrupção revelou um governo que se deixou levar pela marca da corrupção. ¿O governo sujou as mãos. E não foi responsável. Deixou que lavassem, do lado do seu gabinete, o maior veio de corrupção já visto neste País¿, discursou FHC. A própria escolha da base de apoio seria um sinal claro do desvio seguido por Lula. ¿O atual governo tem o PSDB como adversário, e os partidos do mensalão como sustentáculo do seu poder¿, lembrou.

O ex-presidente assegurou que com a eventual eleição de Geraldo Alckmin essa situação deve mudar. ¿Ele não será fanfarrão. Não precisa. Não será frouxo. Trabalhará. Não fará turismo o tempo inteiro. Geraldo não fez isto quando governou São Paulo, a exemplo de Mário Covas¿, provocou.

Fernando Henrique disse que um dos momentos mais emocionantes de sua vida pública foi quando passou a faixa presidencial para o presidente Lula. Ele lembrou que passava o poder para um líder sindical, apesar de Lula ter feito uma oposição dura ao seu governo durante oito anos. ¿Eu me emocionei apesar disto¿, relembrou FHC. ¿Mas eu hoje posso lhe dizer, do alto dos meus 75 anos, que tampouco tive desilusão maior. Eu jamais vi alguém passar tão rapidamente a ser o homem dos banqueiros, depois de ser capaz de dizer tudo o que disse no passado, inclusive as críticas ao meu governo.¿

Ao comparar Lula com Alckmin, FHC disse que o petista não tem a mesma convicção do tucano para governar. ¿Quem não tem convicção muda a casaca e não merece o apoio do povo¿, afirmou o ex-presidente.

Ele também reclamou do fato de Lula nunca ter reconhecido que já encontrou o governo ajeitado com moeda forte e a inflação sob controle. Anteontem, Lula disse que quando tomou posse o Brasil já exitia, mas parecia ¿um lego desmontado¿, referindo-se a um brinquedo infantil de montar.