Título: Satélite CBERS 2 está desligado há três semanas
Autor: Herton Escobar
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/05/2006, Vida&, p. A40
O satélite sino-brasileiro CBERS 2, usado para calcular os índices de desmatamento da mata atlântica e para o monitoramento em tempo real do desmatamento na Amazônia, está há três semanas sem funcionar. O aparelho apresentou anomalias elétricas e teve de ser desligado.
A expectativa é que o satélite volte a operar na semana que vem, segundo o coordenador do Programa CBERS do Inpe, Ricardo Cartaxo. "Há uma certa segurança de que ele voltará a funcionar normalmente", disse.
O problema era um circuito do satélite que permanecia ligado durante a noite, quando deveria estar desligado. Isso aumentava o consumo de energia da câmera principal (CCD), a única que continuava em operação desde que o satélite perdeu uma de suas baterias, um ano atrás.
Por via das dúvidas, a câmera foi desligada e testes estão sendo feitos para resolver o problema. "Foi mais uma precaução", disse Cartaxo. "Estamos tentando prolongar ao máximo a vida do satélite, se possível até o lançamento do CBERS 2B, em maio de 2007."
A vida útil do CBERS 2 já venceu, em outubro de 2005, mas suas imagens têm 10 mil usuários cadastrados. Se ficar sem o satélite, o Brasil terá de comprar imagens do americano Landsat.