Título: Lula critica especuladores
Autor: Paula Puliti
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/05/2006, Economia & Negócios, p. B6

No momento em que o mercado global se recupera dos abalos desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou ontem dos especuladores e analistas econômicos. Após encontro com idosos, ele voltou a assegurar que a economia está estável e sólida. "Não é possível que um cidadão fale uma coisa em off (gravador desligado) e isso vire um pandemônio nos mercados internacionais", disse Lula, referindo-se ao presidente do Fed (banco Central dos EUA), Ben Bernanke.

Mas Lula reconheceu que o País precisa ficar atento às variações do mercado. "O Brasil tem consolidado sua macroeconomia e não temos que ter preocupação. Obviamente que temos sempre de ficar atentos."

Ele também reclamou das pressões para mudança no câmbio. "As pessoas reclamam: uns querem câmbio em R$ 2,30 e outras em R$ 2,50, como se pudesse, num poder de mágica, o presidente do Banco Central ficar dizendo que hoje o dólar vai ser assim, amanhã vai ser assim."

Lula reafirmou que, diferentemente de outras épocas, o País não tem de temer, por exemplo, a posição do presidente Fed. "O Brasil não tem que temer discurso do presidente do banco central americano", salientou. "Temos solidez econômica."