Título: PV, PSOL e PPS tentam acabar com a paralisia
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2006, Nacional, p. A5

Deputados do PV, PSOL e PPS querem formar um bloco para tentar acelerar a votação na Câmara. As três bancadas não somam 40 deputados, mas prometem fazer barulho para pressionar os parlamentares a votar. A primeira ação foi a criação da CPI dos Sanguessugas. Os três partidos e parte do PSB conseguiram a criação da CPI para investigar suposto envolvimento de parlamentares no desvio de dinheiro do orçamento na compra superfaturada de ambulâncias.

"Vamos tentar empurrar alguma coisa", resume o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). "Nosso mandato só acaba no último dia e temos de tentar fazer alguma coisa. Vamos nos reunir para dinamizar um pouco a Casa." Gabeira afirma que, se os maiores partidos de oposição (PSDB e PFL), se envolvessem no mesmo propósito, o andamento das votações seria melhor. "O governo está deixando correr e a oposição também", diz Gabeira.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) afirma ser um dever do parlamentar tentar dar sobrevida a seus mandatos e cobra do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), que reúna os líderes e proponha uma pauta mínima para ser votada até o fim do ano: "Se não houver mobilização do presidente da Casa e dos líderes, essa legislatura, além de ser a mais acusada, a mais corrupta, será também a mais improdutiva."