Título: 'Há interesses políticos por trás'
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2006, Nacional, p. A6

Desde o início das denúncias que ligam Gilberto Carvalho ao esquema de corrupção de Santo André, o chefe de gabinete de Lula nega que faça parte do esquema de irregularidades na prefeitura da cidade do ABC, como diz o relatório do senador Garibaldi Alves na CPI dos Bingos.

Em depoimento à própria CPI em outubro, Carvalho negou qualquer vínculo com corrupção na prefeitura de Santo André na gestão de Celso Daniel. Na oportunidade, o chefe de gabinete de Lula afirmou que a denúncia dos irmãos de Celso, Bruno e João Francisco, que o acusam de ser responsável de levar dinheiro de propina da prefeitura de Santo André para José Dirceu, só poderia ter conotação política. "Há interesses políticos por trás da fala de vocês (Bruno e José Francisco). Não sejamos ingênuos. É natural que a luta política seja desencadeada. As forças de oposição têm interesse em tirar proveito disso", disse à CPI.

Carvalho disse ainda que a ida à casa dos Daniel (ocasião em que teria confirmado a João Francisco que levava dinheiro a José Dirceu) foi apenas por respeito à família que acabara de sofrer uma perda. "Eu nunca falei a estes senhores que transportava dinheiro. Não levei dinheiro ao José Dirceu." Em maio de 2004, logo após o início das denúncias, Carvalho já negava participação. "Por respeito à memória do Celso Daniel, tão maculada na investigação, digo que essas acusações são mentirosas", disse.

Ontem, o Estado tentou contatar Carvalho, mas não conseguiu encontrá-lo.