Título: Até PM é barrada em fazenda
Autor: João Naves
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2006, Nacional, p. A11

Em clima tenso, os sem-terra vigiam todas as entradas da Fazenda Teijin, com remanejamento de pessoas. São grupos de 200 a 250 homens armados com ferramentas agrícolas e postados em frente aos portões. Ninguém entra ou sai - até a Polícia Militar foi barrada. Foram montadas em cada uma das três entradas do imóvel cozinhas rústicas para o preparo da alimentação dos vigilantes. Os pratos são basicamente de arroz, feijão e mandioca. "Não queremos carnes, para ninguém pensar que estamos abatendo os bois dos fazendeiros", disse um dos vigilantes.

No interior da fazenda, as casas estão fechadas porque os ocupantes foram avisados de que hoje será o dia decisivo da questão agrária que vivem.

Para o Movimento Nacional de Produtores, órgão que acompanha os conflitos agrários em Mato Grosso do Sul, pelo menos 2,6 mil famílias, ou um total de quase 11 mil pessoas, estão acampadas em nove fazendas, que compreendem a extensão de 64,2 mil hectares. Com relação às invasões, o movimento aponta que, além da Teijin, outras 36 propriedades rurais aguardam o cumprimento de mandados de reintegração.