Título: Pirataria preocupa estúdios
Autor: Irany Tereza
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2006, Economia & Negócios, p. B8

Distribuidores de conteúdo para televisão estão preocupados com um eventual aumento da pirataria desses programas com a implantação da TV digital no País. O assunto foi discutido ontem pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. O vice-presidente para a América Latina da Motion Picture Association (MPA), Steve Solot, defendeu, em audiência pública do Conselho, a implantação de sistemas de proteção para o conteúdo audiovisual no Brasil, para evitar a reprodução e redistribuição não autorizada de programas de TV como filmes, vídeos, documentários, desenhos e séries.

A MPA representa os sete maiores estúdios americanos que distribuem conteúdo audiovisual em TVs abertas e por assinatura. "As emissoras precisam ter a opção de restringir a distribuição de sua programação aberta para que o conteúdo seja valorizado pelo usuário", disse Solot. Ele quer a definição desse mecanismo de proteção junto com a escolha do modelo digital que será adotado.

Segundo Solot, a cópia pode ser feita diretamente da TV - que terá saída digital - para o computador, caso não sejam adotadas medidas de proteção. A tecnologia digital, por sua vez, facilita a disseminação pela internet, porque permite maior poder de processamento e capacidade de armazenamento, além de facilitar o acesso ao material copiado, usando a banda larga.