Título: BCE acredita em crescimento de 2% na zona do euro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2006, Economia & Negócios, p. B3

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, acredita que os indicadores recentes da zona do euro sugerem uma recuperação econômica "progressiva" e próxima de seu potencial de 2%, mas continua "prejudicada" pela fraca produtividade da mão-de-obra, especialmente em comparação com os EUA.

Na Conferência Monetária Internacional da American Bankers Association, de Washington, Trichet disse que continua "muito cauteloso" em relação à perspectiva econômica da zona do euro. Desde a adoção da moeda única, os ganhos no nível de emprego foram "um pouco mais dignos de elogio" do que nos EUA. Apesar disso, a região continua em desvantagem por causa do crescimento relativamente fraco da produtividade, disse ele.

"Somos muito prejudicados pelo fato de a produtividade da mão-de-obra não ser nem um pouco satisfatória", disse Trichet, enfatizando a necessidade de reformas para corrigir o problema. Para ele, a O BCE precisa monitorar a evolução dos custos da mão-de-obra. Trichet não fez declarações sobre política monetária.