Título: Distrito florestal é implantado
Autor: Lisandra Paraguassú, Herton Escobar
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2006, Vida&, p. A14

O governo federal anunciou ontem, pela terceira vez, a criação do Distrito Florestal da BR-163 (a rodovia Cuiabá-Santarém), no oeste do Pará. O distrito, de 16 milhões de hectares, foi criado em fevereiro e envolve seis municípios: Itaituba, Novo Progresso, Trairão, Aveiro, Rurópolis e Jacareacanga. Ontem, na cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi apresentado o plano para desenvolver o distrito.

O distrito é uma unidade territorial criada pelo governo federal que terá investimento para desenvolvimento sustentável. A intenção é explorar economicamente a região sem devastá-la. Há projetos de vários ministérios, incluindo Minas e Energia, Agricultura e Comércio Exterior.

A previsão é que o distrito gere 100 mil empregos diretos e produza 4 e 6 milhões de metros cúbicos de toras de madeira por ano, mas em uma modalidade de exploração considerada sustentável, que preserva as áreas de floresta. A renda anual poderá chegar a R$ 1 bilhão, de acordo com o governo. O distrito deve produzir também 200 a 800 megawatts de energia com tecnologias de biomassa.