Título: Presidente é mal informado, diz tucano
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2006, Nacional, p. A5

Para Alckmin, Lula desconhece o convênio entre Estado e União firmado em 2003 para construir o Ferroanel

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desconhece o que acontece em seu governo. O presidenciável tucano já havia mencionado a falta de conhecimento de Lula em relação aos problemas de corrupção durante a administração do petista.

Ontem, porém, declarou que seu principal adversário na corrida eleitoral também não tem informações sobre questões relevantes do País, como seria o convênio assinado entre a União e o governo de São Paulo para a construção do Ferroanel no Estado. "Realmente o presidente está mal informado. Em outubro de 2003, nós assinamos - foi o Anderson Adauto (à época ministro dos Transportes) e o Dario Rais Lopes (secretário do Estado dos Transportes) - o convênio. Fizemos até algumas reuniões, mas nada saiu do papel", declarou Alckmin.

O ex-governador paulista ressaltou que, com base no convênio firmado com a União, o Estado chegou até a fazer o projeto do trecho sul do Ferroanel em conjunto com o trecho sul do Rodoanel, cujas obras devem ter início ainda neste mês. "(O que o Lula fala) é extremamente retórico. De novo, o discurso e, de prático, não acontece nada", criticou o pré-candidato.

Em seguida, ele explicou que a malha ferroviária é federal e, por isso, o Estado depende da União para tocar o projeto. Ontem, no programa de rádio Café com o Presidente, Lula classificou de "insensatez" o fato de os governos anteriores terem deixado de investir em ferrovias. O presidente prometeu resolver "definitivamente" a questão.