Título: CUT anunciará apoio à reeleição do presidente
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2006, Nacional, p. A4

Maior central sindical do País, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) vai formalizar apoio à reeleição do presidente Lula em seu 9º Congresso Nacional, que começou em São Paulo ontem e vai até sexta-feira. "Não queremos a volta dos que criminalizaram os movimentos sociais, como o governo passado fazia", afirmou o presidente da central, João Felício, sem citar nominalmente o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, nem o ex-presidente Fernando Henrique.

Segundo Felício, "a maioria esmagadora" dos sindicatos filiados à CUT considera que "Lula é a melhor opção" entre os candidatos colocados. "Se a gente quer que o País continue avançando, a melhor opção é o Lula", argumentou ele.

Apesar do apoio à reeleição de Lula, a entidade rejeitou o rótulo de governista. "Rechaçamos o discurso daqueles que saíram da CUT alegando que a central é governista", afirmou Rosane Silva, secretária de política sindical do órgão. Em 2003, no início do governo Lula, a CUT perdeu vários integrantes ligados ao PSTU. No Congresso será eleita a nova direção da entidade - 32 integrantes da Executiva -, que terá mandato de três anos. Lula deve ser representado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho.