Título: Para PFL, é preciso desconstruir presidente
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2006, Nacional, p. A6

O PFL não quer que seu aliado Geraldo Alckmin faça uma campanha centrada apenas em planos de governo. Pede uma ofensiva aguerrida e focada na questão da corrupção, com ataques crescentes à conduta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o escândalo do mensalão.

Os pefelistas avaliam que essa é a única maneira de o eleitor perceber "o quanto foi enganado" pelo governo Lula.

Para o PFL , ficar na discussão de programa de governo é tão efetivo quanto aceitar passivamente a reeleição do presidente. "Quem acha que vai ganhar a eleição com plano de governo está completamente equivocado", afirma o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

DESVIOS

O caminho da aliança PSDB-PFL é muito claro, de acordo com Maia. A coligação precisa partir para o confronto, na tentativa de demonstrar os desvios éticos dos petistas e a real participação do presidente no escândalo. "É preciso desconstruir Lula e mostrar que a corrupção no episódio do mensalão nunca ocorreu antes. Houve corrupção no governo e Lula teve participação."

O PFL queixa-se de que o PSDB não tem cumprido a promessa de reunir com regularidade os dirigentes dos dois partidos para discutir qual a melhor estratégia. Até aqui, o discurso laudatório e cauteloso de Alckmin não tem agradado. O tom agressivo empregado pelo senador José Jorge (PE), candidato a vice-presidente do PFL na chapa do PSDB, funcionará como marco do início da guerra contra os petistas.O PFL admite até que Alckmin não esteja na linha de frente dos ataques, mas avalia que os dois partidos precisam deixar claro que eleição se ganha demonstrando a fragilidade do adversário. Nessa guerra, Lula será o alvo maior, na tentativa de comprovar sua suposta participação no escândalo do mensalão.

Além disso, o PFL vai centrar fogo no uso da máquina governista durante a campanha. "Estamos disputando com um governo que utiliza a máquina de forma oportunista", afirma Maia.