Título: 'Governo precisa das parcerias'
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2006, Nacional, p. A10

O presidente do Incra, Rolf Hackbart, defende a aproximação entre o governo e setores organizados da sociedade civil. "Os governos necessitam das parcerias para a implementação de políticas em todas as áreas", disse ele ao Estado. "Isso não significa, no entanto, ausência de responsabilidades, conluio ou falta de definição sobre os papéis do governo e dos movimentos. Papéis que são muito diferentes, por sinal. É preciso transparência nas ações e, onde houver irregularidade, a aplicação da lei."

Ele negou que tenha chegado ao cargo por influência de João Pedro Stédile, líder do MST: "Fui convidado pelo ex-ministro Miguel Rossetto e, na época, o Stédile até me aconselhou a não aceitar o cargo, dizendo que eu poderia fazer mais pela reforma fora do Incra do que lá dentro."

Sobre o não-cumprimento da MP que coíbe invasões, disse: "Estamos atuando no limite da lei. Mas já existe uma jurisprudência no Supremo, segundo a qual onde não houver esbulho possessório, ou seja, onde não se caracterizar interrupção da atividade econômica, o processo de desapropriação e assentamento pode continuar."