Título: TJ nega habeas-corpus à defesa
Autor: Laura Diniz, José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2006, Metrópole, p. C1,3

O Tribunal de Justiça (TJ) negou, anteontem, liminar em habeas-corpus impetrado pela defesa de Antônio Marcos Pimenta Neves, que pedia para seguir em liberdade, ainda que seja condenado pelo Tribunal do Júri de Ibiúna. Ainda haverá julgamento de mérito desse recurso.

Pimenta tem chances reais de não ser preso, mesmo condenado. A Justiça costuma entender que, se o réu não preenche os requisitos para ser preso preventivamente antes da condenação em primeiro grau, a sentença não cria, por si só, necessidade de prisão. A explicação é que o réu pode recorrer a instâncias superiores e, em tese, ser absolvido.

A decisão sobre a eventual prisão de Pimenta caberá ao juiz Diego Ferreira Mendes, de 29 anos, que preside o júri. Segundo ele, a expectativa é de que o julgamento acabe no início da noite de hoje. Perguntado sobre como passaria a noite, no comando de um júri tão importante, respondeu, por meio da Assessoria de Imprensa do TJ, que está "tranqüilo em razão da regularidade dos trabalhos da forma que estão ocorrendo".