Título: 'Escravo de Alá' foi reprovado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2006, Internacional, p. A14

Sem conseguir aprender a pilotar, foi preso antes do 11/9

Autodefinido como "escravo de Alá", o francês de origem marroquina Zacarias Moussaoui cresceu numa família desfeita, treinou com a Al-Qaeda no Afeganistão e queria lançar um avião contra a Casa Branca. Acabou detido em agosto de 2001. Ele fazia um curso de pilotagem em uma escola de Eagan, Minnesota, quando um instrutor denunciou-o por suspeitar das intenções do estudante.

Após os ataques de 11 de setembro de 2001 - quando 19 terroristas seqüestraram quatro aviões e lançaram três deles contra o World Trade Center e o Pentágono (o quarto caiu na Pensilvânia) -, Moussaoui foi apontado como aquele que seria o 20º seqüestrador. Ele negou a relação com os atentados até abril de 2005, quando admitiu sua culpa. Anteriormente, Moussaoui havia dito que participaria de outra ação para libertar um xeque no Colorado. Ele é a única pessoa acusada (e condenada) nos EUA por conexão com os ataques de 2001.

Moussaoui, que também confessou ser membro da Al-Qaeda, seguiu uma rotina comum a vários outros envolvidos no 11/9. Ele visitou campos de treinamento de terroristas no Oriente Médio, comprou facas nos EUA e fez cursos em escolas de aviação.

Entre fevereiro e maio de 2000, ele freqüentou a escola de aviação Airman, em Norman, Oklahoma. Apesar de mais de 50 horas de lições de vôo, ele não passou no teste para obter sua licença de piloto. A escola de aviação havia sido visitada pelos dois pilotos que lançaram aviões contra o World Trade Center. Um deles era Mohamed Atta al-Sayed, líder da operação. Depois, foi para a escola de Minnesota, onde foi capturado em 16 de agosto de 2001 pelo agente do FBI Harry Smith. Os policiais encontraram entre os pertences do terrorista duas facas, manuais de vôo de aviões 747 e um programa simulador de vôos.

PRIMEIROS ANOS A mãe de Moussaoui, Aicha el-Wafi, tinha 14 anos quando se casou no Marrocos. Cinco anos depois, o casal se mudou para a França, onde Zacarias nasceria, em maio de 1968. Não agüentando as agressões físicas do marido, Aicha o deixou e levou seus quatro filhos pequenos. Moussaoui cresceu se mudando para diferentes partes da França, enfrentando o preconceito por sua origem imigrante, enquanto sua mãe limpava casas. Quando jovem ele adorava basquetebol, mas não conseguiu prosseguir nos esportes.

O futuro terrorista foi criado num ambiente sem nenhuma educação religiosa. Os primeiros passos na doutrinação radical islâmica aconteceram na mesquita londrina de Finsbury Park, onde o clérigo radical Abu Hamza fazia sermões. Apesar da origem difícil, Moussaoui atingiu um bom nível educacional. É mestre em Comércio Internacional pela Universidade de South Bank, em Londres.