Título: Para 56%, corrupção é maior defeito do governo
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2006, Nacional, p. A12

A corrupção é o maior problema do governo federal para 56% dos eleitores paulistas; mas apenas 20% a apontam como o maior problema do governo estadual e um grupo ainda menor - 11% - a indica como maior problema do seu município. A imensa diferença de avaliação, segundo Maurício Garcia, do Ibope, mostra bem o julgamento rigoroso que os paulistas fazem dos escândalos de corrupção do último ano.

Entre os paulistas com nível superior, o índice dos que reputam a corrupção como principal problema no plano federal sobe para 75%. A diferença é tão grande que os problemas que vêm a seguir na lista - violência nas grandes cidades e geração de empregos - recebem menos da metade desse porcentual: respectivamente, 33% e 32%. Outros aspectos apontados pelos paulistas como problemas são o combate à fome e à miséria e os serviços de saúde (ambos com 28%).

No plano estadual, os problemas mais graves listados pelos eleitores paulistas são a saúde e o desemprego (apontados por 62%), a segurança pública (37%) e a educação (35%). Na esfera municipal os paulistas indicam saúde (55%) e desemprego (52%) como maiores problemas enfrentados pelas prefeituras.