Título: Lula viaja e Renan assume interinamente a Presidência
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2006, Nacional, p. A7

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assume hoje interinamente a Presidência da República, a partir das 8 horas, em substituição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi dada ontem pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto.

A notícia oficial causou surpresa, já que, durante o dia, havia circulado a versão - não desmentida pelo Planalto - de que, com a viagem do presidente Lula a Puerto Iguazú (Argentina), pela primeira vez uma mulher, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, assumiria a Presidência. Para isso, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), o vice-presidente da República, José Alencar, e Renan deveriam acompanhar Lula.

Pela manhã, Ellen Gracie chegou a comentar o ineditismo e a importância do fato de uma mulher assumir o cargo pela primeira vez no País. A notícia de que ela assumiria não foi confirmada durante o dia e, à noite, Renan foi recebido por Lula antes do anúncio da Secretaria de Imprensa sobre a questão.

A transmissão do cargo de Lula para o senador será feita na Base Aérea de Brasília, antes do embarque do presidente. Renan ficará no cargo por cerca de dez horas.

O que se comentava ontem é que o presidente da Câmara e o vice-presidente viajariam também à Argentina justamente para não assumirem o cargo, porque isso lhes tiraria o direito de se candidatar na eleição de outubro.