Título: "Esta é a legislatura da pizza"
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2006, Nacional, p. A4

Para Chico Alencar, Câmara perdeu de vez o pudor

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), lamentou a absolvição do deputado Josias Gomes da (PT-BA), a décima de 15 parlamentares processados por quebra de decoro parlamentar. Até agora só três foram cassados.

"É uma pena. O Conselho de Ética ficou mais de oito meses tratando dessas questões, levantando provas, num trabalho cansativo e profundo, e o plenário absolve todo mundo", disse Izar.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que abandonou o Conselho de Ética depois da absolvição de João Paulo Cunha (PT-SP), também lamentou a decisão do plenário. "A Câmara perdeu de vez o pudor. A falta de rigor ético está descarada", disse o deputado. "Mas, no fim, acho que o plenário foi coerente no seu descaso com a própria representatividade do Parlamento. Daqui, dessa legislatura, não se pode esperar nada. Essa é a legislatura da pizza".

Nelson Trad (PMDB-MS) disse que o quórum baixo mais uma vez influiu na decisão. "A direção da Casa teve participação direta nessa decisão, porque havia pouca presença", criticou. Para o deputado Moroni Torgan (PFL-CE), "virou moda absolver os acusados".