Título: Produtores reagem às críticas de Lula
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2006, Economia & Negócios, p. B11

Presidente teria dito em Brasília que entre fazendeiros há 'cretinices'

A desconfiança dos produtores rurais de Goiás, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "vai empurrar com a barriga" a crise no campo, se materializou ontem, com a repercussão das críticas presidenciais aos fazendeiros, feitas a integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), na noite de quinta-feira, em reunião no Palácio do Planalto.

Lula teria dito durante o encontro que entre os representantes de fazendeiros, há "cretinices" e ações "oportunistas".

Para o presidente da Federação de Agricultura do Estado de Goías (Faeg), Macel Caixeta, "o presidente Lula fez uma afirmação mesquinha". "Ele demonstrou que nada sabe sobre os produtores rurais, não tem conhecimento do setor agrícola e desconhece a importância de ambos para o País na geração de empregos e divisas e na produção de alimentos."

Caixeta foi além: "Nós respeitamos a figura do presidente que, por sua vez, deveria respeitar aqueles que pegam na enxada e trabalham, que é o caso dos produtores rurais", ressaltou.

O consultor de agronegócios, Pedro Ferreira Arantes, acredita que o presidente Lula foi infeliz em suas declarações. "Ele demonstrou que está empenhado apenas em agradar a gregos e troianos, talvez por sua clara preocupação com a reeleição."

As afirmações do presidente também irritaram os produtores rurais do interior de Goiás. José Alves Barbosa Neto, produtor de milho no município de Indiara, acredita que o presidente "errou feio". "Tudo isso nos estimula a não recuar no movimento e nos protestos contra a política agrícola do País", disse Barbosa Neto. "Agora, a possibilidade de o presidente nada definir até o dia 25, sobre a crise no campo, é real."