Título: HISTÓRICO
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2006, Metrópole, p. C1,3

Fevereiro de 2001: Líderes do PCC arquitetam e comandam, com celulares, a maior rebelião da história do sistema carcerário.

Março: O governo de São Paulo testa na Cadeia Pública de São Bernardo do Campo um aparelho com tecnologia israelense para bloquear o sinal de telefones celulares. O teste funcionou, mas o governo não comprou o aparelho.

Agosto: A Anatel inicia os testes com bloqueadores de celulares em cadeias de Minas, São Paulo, Rio, Paraná e Distrito Federal.

Agosto de 2002: Depois de nove testes, a Anatel autoriza a instalação de bloqueadores de celulares em presídios. No mesmo ano, o uso de celular é bloqueado nas Penitenciárias de Presidente Bernardes, Presidente Wenceslau 2 e no Centro de Detenção Provisória de Guarulhos. Em 2003, os bloqueadores são instalados nas Penitenciárias de Mirandópolis 1, Iaras, Marília e no CDP de Suzano. Com o surgimento de novas tecnologias, esses aparelhos logo se tornaram ultrapassados.

2003: O uso de celulares pré-pagos por bandidos motiva a criação da lei que determina o cadastramento dos clientes de celulares pré-pagos do País. A medida, no entanto, não impediu que criminosos continuassem comprando telefones com falsas informações.