Título: Cara, ineficaz e prejudicial
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2006, Metrópole, p. C1,3

Bloquear o celular dentro dos presídios e desligar as estações radiobase (ERBs) vizinhas são medidas ineficazes, caras e prejudiciais. E, por mais estranho que pareça, as autoridades do setor de segurança e judiciais sabem disso, porque o sistema de bloqueio do celular dentro dos presídios pode ser burlado, desligado algumas horas por dia, abandonado sem manutenção ou deliberadamente quebrado - como ocorre com os já instalados.

Igualmente inseguro será o desligamento das antenas mais próximas dos presídios como forma de se evitar a comunicação sem fio nas prisões. Qualquer delinqüente poderá reorientar uma antena remota, a 5 quilômetros do presídio, direcionando o sinal para os presídios. E se houver um único telefone celular GSM de alta sensibilidade no presídio, os presos poderão captar o mais tênue sinal e repassar o aparelho entre si, usando diferentes chips.

Além de ineficaz no combate ao crime, a guerra contra o celular vai prejudicar e impedir a comunicação de 200 mil usuários que moram, trabalham ou transitam nos bairros próximos aos presídios, só nessas seis primeiras cidades anunciadas.

Qual será o custo desse bloqueio? Seguramente, de muitos milhões, valor ínfimo perto dos prejuízos sociais e econômicos causados aos 200 mil cidadãos que ficarão sem comunicação.

E mesmo que impeça parcialmente a comunicação, a medida não tem futuro. Daqui a três anos, quase todas as cidades deverão estar cobertas por sinais de redes sem fio de alta velocidade, do tipo Wi-Fi e Wi-Max, que permitirão ligações com a nova geração de celulares.

Começará, então, nova guerra contra essas redes sem fio, removendo e proibindo seus roteadores e antenas? Por mais óbvio que pareça, onde houver corrupção, não haverá tecnologia que funcione. Se um em cada cem funcionários negligenciar ou se deixar corromper, qualquer sistema de segurança ou bloqueio estará comprometido. Afinal, é a corrupção que permite a entrada de armas, tóxicos e todo tipo de material ou objeto proibido nos presídios.