Título: Aliados vão ajudar no programa de governo
Autor: Lu Aiko Otta, Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2006, Nacional, p. A8

PT chamou partidos para fazer projeto para campanha

Enquanto integrantes da equipe econômica já preparam projeto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governar em caso de reeleição, o PT vai começar a montagem de um programa de governo para apresentar na campanha. Amanhã, na sede do Diretório Nacional da legenda em Brasília, todos os partidos que integram hoje o governo foram convidados a participar da elaboração do programa, que deverá ficar pronto no início de julho.

Já em agosto, serão feitos os debates e serão fechados os cadernos temáticos. As entidades sindicais também foram convidadas a participar da elaboração.

Como nenhuma coligação foi ainda fechada oficialmente, o PT iniciará sozinho a primeira fase de costura do programa. "Feitas as convenções partidárias e a oficialização de alianças, cada partido dará a sua contribuição para o nosso programa de governo", afirma o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).

Fazem parte do governo Lula, além do PT, o PRB do vice José Alencar, o PMDB, o PTB, o PL, o PC do B, o PSB e o PP. "As sugestões poderão ser dadas por todos os aliados. Não só os coligados mas também entidades não partidárias e entidades sindicais", explica Berzoini. Por enquanto, ele não sabe quantos cadernos temáticos existirão, mas acredita que serão mais de uma dezena.

Tendem a apoiar a reeleição de Lula, já no primeiro turno, o PC do B e o PSB. Os outros aliados não deverão se coligar oficialmente, para que, nos Estados, possam ter a garantia de fazer as mais diversas alianças.

TEMAS

A exemplo da campanha anterior de Lula, os temas do programa de governo deverão tratar de assuntos como infra-estrutura, educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico, geração de empregos, energia, agricultura e reforma agrária, entre outros.

Em relação à reforma agrária, o PT perdeu um de seus colaboradores, o líder do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), Bruno Maranhão, que está preso. Ele foi um dos organizadores da depredação da Câmara, na terça-feira. Também está suspenso de suas funções no partido, por "traição".

Por enquanto, os trabalhos que visam ao programa de governo do candidato Lula serão coordenados por Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, e pelo presidente do PT, também coordenador da campanha.