Título: 'Na minha posse, o Brasil já existia, mas desmontado'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2006, Nacional, p. A7

Presidente volta a se elogiar e compara País que recebeu ao brinquedo Lego

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se superou em auto-elogios ontem, depois de assegurar que não fará bobagens nem mágicas durante a campanha eleitoral. Ao visitar obras de um gasoduto ligando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, ele destacou a solidez da economia brasileira e a situação difícil do País quando assumiu o poder. "Quando tomei posse, o Brasil já existia e as fábricas existiam, mas a impressão era de que eu estava diante de um Lego desmontado", comparou, numa referência ao brinquedo composto de blocos de plástico que se encaixam. "Hoje, depois do descrédito, estou feliz, com alma branda e lavada e não perderei a ternura."

Em discurso de improviso de meia hora, Lula disse que terá muito cuidado na condução do governo nos próximos meses. "O meu maior cuidado é não permitir que o processo eleitoral me faça fazer uma bobagem qualquer", afirmou . "Não quero fazer mágica, quero continuar no mesmo tom, pois quando o passe dá errado quem quebra a cara não é quem errou, mas o pobre deste país", acrescentou.

A uma claque montada pelo governo capixaba e pela prefeitura de Vitória, controlados por aliados, Lula leu manchetes de jornais sobre levantamentos que, segundo ele, indicam aumento da renda da classe baixa idêntico ao PIB da China e ouviu jingles da campanha de 2002. "Para os pobres, a elevação da renda foi igual ao crescimento do PIB chinês", falou. "A desigualdade social atingiu o menor índice desde o censo de 1960. Eu não poderia estar mais feliz, pois foi para isso que fui eleito."

Levados em ônibus pagos pelo governo do Estado e por prefeituras, simpatizantes deram o tom da campanha. "Brasil, urgente, Lula presidente", gritaram. Lula vestiu uma jaqueta de petroleiro e acompanhou um funcionário da Petrobrás soldar simbolicamente uma tubulação num canteiro de obras no município da Serra. Com investimento previsto de US$ 500 milhões, o gasoduto Sudeste-Nordeste ligará Vitória a Cabiúnas, na cidade de Macaé, norte fluminense. Lula ressaltou a importância da produção do gás natural e de combustíveis alternativos e destacou a auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo. "Logo, logo vamos entrar na Opep para baratear o preço do petróleo no mundo", disse, referindo-se à Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

O presidente evitou comentar a polêmica com o jogador Ronaldo, da Seleção Brasileira. Ronaldo não gostou de uma pergunta do presidente ao técnico Carlos Alberto Parreira, durante teleconferência na quarta-feira. Lula perguntou se o atacante estava mesmo gordo. Em entrevista na Alemanha, o jogador reagiu e disse que não era verdade que estava gordo, assim como não deveria ser verdade que Lula bebia muito.