Título: PT espera até o fim do prazo pelo apoio de PSB e PC do B
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2006, Nacional, p. A7

Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT vai esperar até o fim do mês - quando termina o prazo para as convenções partidárias - pelo apoio do PSB e do PC do B, mesmo que não seja oficial. "São nossos parceiros naturais. Queremos o apoio dos dois partidos, mesmo que político e informal", disse o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "O PT entende a necessidade que cada partido tem de fazer alianças diferentes nos Estados."

Nesse caso, o PT teria apenas 6 minutos à tarde e 6 minutos à noite de programa eleitoral no rádio e na televisão. Coligado ao PC do B e ao PSB, poderia chegar a 9 minutos, tempo igual ao da aliança PSDB-PFL do candidato Geraldo Alckmin. Mas o PT parece não se importar com a diferença. "Se os dois partidos não vierem, ficaremos com os 6 minutos. Não é nenhuma tragédia. Já cansei de fazer campanha contra partidos que tinham muito mais tempo e vencer a eleição", disse Berzoini. Ele confirmou que Lula anunciará que é candidato no sábado, na convenção nacional do PT.

Dificuldades nas composições estaduais têm afastado o PSB e o PC do B do PT. Os socialistas, comandados pelo deputado Eduardo Campos (PE), têm feito seguidas reuniões de cúpula, mas não conseguem chegar a nenhuma decisão quanto ao fechamento da aliança. O outro aliado preferencial do PT, o PC do B, só fará a sua convenção no dia 29. É uma forma de pressionar o PT a atender as reivindicações que o partido fez.