Título: Padrão da TV digital sai até dia 30
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2006, Economia & Negócios, p. B13

Escolha deve recair sobre modelo japonês, mas governo espera a volta de Lula da Europa para o anúncio oficial

O governo anunciará até o dia 30 deste mês o padrão de TV digital que será implantado no Brasil, possivelmente o padrão japonês. O Ministério das Comunicações já tem pronto a minuta do decreto que define o modelo e as regras que devem ser observadas pelas emissoras de TV, indústria de televisores e equipamentos de transmissão, além das operadoras de telefonia, que também poderão transmitir conteúdos em sinal digital, por meio de telefones celulares. Esse decreto será, depois, regulamentado para o detalhamento das regras, que serão submetidas à aprovação do Congresso.

O anúncio já poderia ter ocorrido, mas o governo optou por aguardar o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Europa para evitar o constrangimento de explicar por que o governo preteriu o modelo europeu de padrão digital. Lula está em Viena, participando da reunião de cúpula dos países da União Européia, América Latina e Caribe.

FÁBRICA Os entendimentos com japoneses e europeus envolviam a possibilidade de instalação, no Brasil, de uma fábrica de semicondutores. Os europeus, inclusive, insistem na oferta da fábrica de semicondutores, numa tentativa de barrar o favoritismo dos japoneses.

Mas dificilmente a Europa será escolhida, apesar dos esforços dos empresários do bloco europeu. Ontem, por exemplo, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, estava em Londres e foi procurado por representantes dos fabricantes europeus.

No mês passado, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; das Comunicações, Hélio Costa, e Furlan, estiveram no Japão e assinaram os termos de um memorando de entendimento sobre a questão da TV Digital. Apesar de não constar neste memorando um compromisso para a construção da fábrica de semicondutores, o ato foi entendido como uma indicação da escolha do padrão japonês.

SEMINÁRIOS Até a formalização da escolha do padrão, o governo mantém uma agenda de debates, juntamente com o Congresso. Na terça-feira, a Câmara promove mais um seminário sobre TV digital, numa estratégia combinada com o Planalto para impedir críticas segundo as quais o Congresso não teria participado das discussões.

Ontem, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, manteve a agenda de entendimentos e se reuniu com representantes da indústria de televisores e eletroeletrônicos, das emissoras de TV, de fabricantes de equipamentos de transmissão e de universidades.

Na reunião, ficou decidida a criação de um fórum permanente de discussão e acompanhamento da implantação da TV digital no Brasil, que será formado por representantes dos diversos setores envolvidos.

O diretor de Engenharia da Globo, Fernando Bittencourt, que participou do encontro, explicou que a tecnologia digital está em permanente evolução e, por isso, é necessária uma atualização freqüente.

As emissoras, segundo Bittencourt, precisam de cerca de um ano para fazer a primeira transmissão digital.

Já a indústria nacional prevê que, em seis meses, os novos televisores digitais poderão estar no mercado.

Além de Dilma, participaram da reunião o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência e Tecnologia.