Título: Estaleiros do País perdem espaço na PDVSA
Autor: Gina Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2006, Economia & Negócios, p. B6

A frustração com a política externa do presidente Hugo Chávez deve ganhar novos adeptos no Brasil: os estaleiros nacionais perderam 18 petroleiros da estatal venezuelana PDVSA para concorrentes chineses. O anúncio foi feito na quarta-feira, três meses após o Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval) comemorar a conquista de 36 dos 42 navios que a empresa pretende construir até 2012. A PDV Marina, subsidiária de transportes da PDVSA, informou que os brasileiros ficarão só com 10 embarcações.

O Sinaval não se pronunciou, alegando que não foi informado oficialmente da decisão. Em março, o presidente da entidade, Ariovaldo Rocha, disse que os estaleiros nacionais ficariam com 36 navios, negócio de US$ 3 bilhões, após um acordo dos governos dos dois países. As declarações repercutiram mal junto ao governo venezuelano, que não havia confirmado a decisão.

Dos 42 contratos, 18 foram fechados com os estaleiros China State Shipbuilding Corporation e China Shipbuilding Industry Corporation; 2 com o argentino Astilleiros Rio Santiago e 10 são negociados com os estaleiros Mauá e Estaleiro Ilha S.A., no Rio. A PDV Marina justificou as escolhas dizendo que a Venezuela precisa diversificar os negócios no setor de petróleo