Título: Para Hélio Costa, Evo passou dos limites
Autor: Tânia Monteiro, Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2006, Economia & Negócios, p. B3

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, reagiu duramente às declarações do presidente Evo Morales de que a Petrobrás é uma empresa contrabandista. Para ele, Morales "está completamente fora dos limites, e começa a ficar difícil encontrarmos o caminho de tratar o presidente de forma amistosa e diplomática".

Já o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, não se surpreendeu com as declarações do presidente boliviano, afirmando que a elevação do tom é uma tradição das relações internacionais: "É do ritual diplomático elevar o tom e baixar o tom sem que a negociação real se interrompa" afirmou. "Não acho que Morales queira com isso radicalizar as relações ou romper as relações, porque a Bolívia depende muito mais de uma relação contratual conosco do que o Brasil da Bolívia".

Menos afável, Hélio Costa disse que Morales já tinha passado dos limites quando mandou o Exército boliviano cercar as refinarias da Petrobrás. "Essas coisas não precisam acontecer entre países vizinhos que têm um relacionamento amistoso. E agora (ontem), chegou aos limites do respeito".