Título: Dirceu visita Mangabeira nos EUA discretamente
Autor: Leonencio Nossa, Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2006, Nacional, p. A9

O ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu (PT) encontrou-se ontem em Boston, nos Estados Unidos, com o filósofo e professor da Universidade de Harvard Mangabeira Unger - que em 2005 ajudou a fundar o Partido Republicano Brasileiro (PRB), juntamente com o vice-presidente José Alencar. Ele não quis dar entrevista, mas fez um desabafo - sente-se muito exposto à mídia e pretende se afastar dos holofotes por um tempo.

Um dia antes de viajar para Boston, Dirceu foi hostilizado por estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, onde discursou sobre mídia e a crise, a convite da instituição. Foi chamado de "ladrão" e vaiado. Ontem, nos EUA, ele insistiu que o protesto fora organizado pela "maioria tucana" entre os alunos.

"Eles se irritaram quando eu disse que o PT foi o único partido que assumiu o caixa 2, mas que isso é uma prática nos outros partidos", frisou o ex-ministro. "Foi uma tremenda falta de educação." Dirceu garantiu, porém, que o episódio não o intimidou e avisou vai continuar falando em universidades.

AMIGO

"Hoje estou visitando o Mangabeira, que é um velho amigo. Amanhã vou a Nova York tratar de negócios", explicou Dirceu, que deve retornar ao Brasil no sábado. Ele foi recebido no escritório de Mangabeira, na Escola de Direito de Harvard. Também participaram do encontro simpatizantes do PT nos EUA.

"Soube que ele viria a Boston e pedi esse encontro, para conversar sobre o partido e também sobre a comunidade brasileira aqui nos Estados Unidos", disse o jornalista Ricardo Paoletti, organizador da "conversa informal".

Uma curiosidade é que a Associação dos Amigos do PT no Exterior, cuja sede fica justamente em Boston, não foi convidada.

CAMPANHA

O ex-ministro disse que não sabe detalhes sobre os preparativos para a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, mas afirmou que vai continuar nas negociações políticas para que isso aconteça.

A viagem de Dirceu aos Estados Unidos não é um fato isolado. No dia 12 de abril, o ex-ministro provocou polêmica ao embarcar para Minas, de jato particular, para visitar o ex-presidente e pré-candidato do PMDB à Presidência Itamar Franco.

Na época, foi revelado que Dirceu estava articulando para Lula nos bastidores e viajado constantemente para outros Estados e países, principalmente na América Latina. Ele alega que, como não está mais no governo, não deve explicações sobre como custeia as viagens.