Título: Serra promete não nacionalizar disputa
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2006, Nacional, p. A8

Em seguida, porém, ex-prefeito faz críticas a governo Lula em discurso

O pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, o ex-prefeito José Serra, afirmou ontem que não pretende nacionalizar a discussão política nesta campanha eleitoral, mas avisou que, se isso acontecer, terá munição para enfrentar seus adversários. Apesar da promessa, Serra criticou o governo Lula quatro vezes, durante encontro com tucanos e prefeitos da região de Bauru, no interior do Estado, para onde viajou.

Questionado se abordaria temas nacionais na disputa com o candidato do PT a governador, o líder do governo Lula no Senado, Aloizio Mercadante, Serra negou. "Minha campanha não vai usar questões nacionais. Não vou tomar a iniciativa de nacionalizar a campanha", declarou. "Mas, se quiserem nacionalizar, estou equipado para isso. Muito equipado."

DE ESQUERDA

Em seguida, porém, Serra criticou a gestão Lula, ao discursar para 41 prefeitos e centenas de correligionários. De pé sobre uma cadeira, ele acusou o governo de levar o País à estagnação política e o presidente Lula de beneficiar banqueiros mais do que seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso. Depois, afirmou que a administração federal se apropria de forma desleal de verbas da Saúde. Por fim, se disse surpreso pelo comportamento ético do PT no poder. E arrematou: "Nós somos progressistas, nós somos de esquerda. Há partidos que se dizem de esquerda, mas são partidos de corporação."

Serra também negou aos jornalistas que vá fazer do governo do Estado, caso seja eleito, uma ponte para a disputa à Presidência em 2010. "É muito cedo para falar nisso", insistiu.

Antes, numa entrevista à TV Tem, afiliada da Rede Globo, ele se recusou a responder à pergunta sobre o assunto, e seus assessores pediram à direção do canal que cortassem da edição a fala do pré-candidato sobre o assunto, o que foi feito.

EDUCAÇÃO

Em Bauru, o ex-prefeito admitiu indiretamente que o governo de São Paulo está faltando com qualidade na educação, ao prometer que, se eleito, vai colocar dois professores para cada sala de aula da 1ª série do ensino fundamental. "Precisamos melhorar a qualidade do ensino. O ex-governador Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso conseguiram universalizar o atendimento, agora precisamos de qualidade."

Segundo o pré-candidato tucano, o objetivo é aperfeiçoar a alfabetização dos alunos da 1ª série. Ele lembrou que ao assumir a Prefeitura de São Paulo, em 2005, encontrou 17 mil alunos analfabetos na 4ª série do ensino fundamental. Serra prometeu ainda criar cursos de reforço escolar para alunos atrasados na 4ª série e salas de aplicação no ensino médio em convênio com as universidades do Estado. Mas não explicou como garantirá verbas para isso.

Na visita a Bauru, o ex-prefeito tomou vacina contra a gripe e se sentiu mal, por conta de queda de pressão. Após um rápido descanso, ele se recuperou.