Título: Ministro tenta desqualificar irmã de Dantas e denúncia de extorsão
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2006, Nacional, p. A6

O Planalto escalou o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, para reagir à denúncia de que integrantes do governo tentaram extorquir o grupo Opportunity. "A fonte não é muito credenciada", disse ele.

Em entrevista na tarde de ontem no Planalto, Tarso desqualificou o depoimento prestado à Justiça americana por Verônica Dantas, executiva do Opportunity e irmã de Daniel Dantas, que está no ofício enviado pelo banco a um juiz de Nova York.

Segundo o texto, o PT tentou obter "dezenas de milhões de dólares" do grupo. "Verônica é uma fonte que merece respeito como qualquer fonte comum, como um cidadão, uma cidadã, mas não tem nenhum credenciamento para dar uma informação desse tipo", disse Tarso.

Para o ministro, a declaração de Verônica "não envolve o próprio governo, envolve o PT". Ele acrescentou que "o que parece estranho é que a última notícia sobre o assunto é que os pleitos do Opportunity não foram atendidos, foram duramente rejeitados pelo governo".

Tarso rebateu a observação de um repórter , de que a denúncia indica que os pleitos foram rejeitados depois de o Opportunity ter supostamente resistido ao assédio do PT. "Para nós do governo, essa informação não tem nenhuma credibilidade."

Ele disse que começam a minguar as fontes que atacam o governo. "É de pasmar. Agora, é uma irmã do Daniel Dantas nos EUA." Sobre Dantas, Tarso afirmou: "É preciso observar os precedentes do sujeito."