Título: Virgílio quer ouvir Opportunity e Citibank
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2006, Nacional, p. A6

Tucano propõe a Ideli Salvatti a convocação de dirigentes de bancos para esclarecer se PT pediu ou não propina 'de dezenas de milhões de dólares'

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), propôs ontem à líder do PT, Ideli Salvatti (SC), um acordo para convocar os dirigentes do grupo Opportunity e do Citibank para que digam se o PT pediu ou não "propina de dezenas de milhões de dólares" para evitar embaraços ao Opportunity no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação sobre a propina está num ofício enviado em abril ao juiz Lewis Kaplan, da Corte Distrital de Nova York, pelo advogado Philip C. Korologos, procurador do Opportunity.

O ofício foi divulgado por Virgílio no depoimento do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira à CPI dos Bingos, quarta-feira, e acusa Lula e os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu de agir contra o dono do Opportunity, Daniel Dantas. "Lula, Palocci e Dirceu odiavam Daniel Dantas e iriam promover uma guerra para tirá-lo da função de diretor (da Brasil Telecom)", diz o texto. O Opportunity é sócio da Brasil Telecom com o Citibank e os fundos de pensão de estatais Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobrás) e Funcef (Caixa Econômica Federal).

Esse ódio e perseguição, prossegue o documento, relacionavam-se à recusa do Opportunity de pagar, em 2002 e 2003, "dezenas de milhões de dólares ao partido governante para evitar novos assédios do governo ao Opportunity". A denúncia, segundo Korologos, foi feita pela irmã do banqueiro, Verônica Dantas, do Opportunity, e era de autoria do Citibank, que no fim do ano se aliou aos fundos e tirou Dantas da direção da Brasil Telecom. Opportunity e Citibank travam uma batalha judicial na Corte de Nova York.

"Queremos resolver a questão, ver se o PT achacou ou não o senhor Daniel Dantas", disse Virgílio. "Se o governo aceitar, vamos ouvir dirigentes do Opportunity e do Citibank na CPI dos Bingos, em sessão reservada, ou mesmo na Comissão de Fiscalização e Controle." Se o governo não aceitar que sejam ouvidos, Virgílio explicou que a oposição tem condição de fazer uma CPI só para apurar as revelações feitas por Silvio Pereira.

A idéia, segundo ele, é pedir uma CPI com 10 integrantes. "Minha assessoria garante que com esse número a oposição nunca correrá o risco de ter menos integrantes do que o governo." Como a indicação dos membros se dá pela proporcionalidade dos partidos ou blocos, nesse caso PSDB, PFL, PDT e PSOL teriam 6 e os governistas, 4.

INCOMPLETO

O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), contestou ontem o ofício divulgado por Virgílio. Disse que os papéis mostrados foram apenas uma parte do que foi enviado por Korologos ao juiz de Nova York. De posse de uma tradução do documento, Fontana afirmou ainda que o senador usou o ofício "de um quadrilheiro" para atacar o presidente Lula, o governo e o PT.

"Daniel Dantas e o Opportunity receberam enormes privilégios durante o governo Fernando Henrique." Ele acusou os ministros do governo anterior de tráfico de influência para beneficiar o Opportunity.