Título: Conservadores ganham novo ânimo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2006, Internacional, p. A21

Para Cameron, líder da oposição, resultado das urnas é sinal de descontetamento com Blair

Estão fazendo uma arrumação interna no Titanic - foi assim que o político e ex-ministro trabalhista Frank Dobson descreveu a reformulação do gabinete britânico ontem.

O abalado primeiro-ministro, Tony Blair, aparentemente espera que as cabeças que rolaram ajudem a salvar a sua própria.

Dobson, por seu lado, deve estar amargurado, considerando que os trabalhistas perderam a maioria em seu distrito, Camden, pela primeira vez desde 1968.

Embora as eleições para conselhos locais na Inglaterra não tenham sido tão catastróficas quanto alguns políticos trabalhistas temiam, o partido sofreu a pior derrota para os conservadores desde 1992. Comentaristas mais céticos, no entanto, suspeitam que deputados trabalhistas tenham subestimado suas chances antes das eleições para diminuir o impacto do resultado.

Uma das maiores surpresas das eleições foi o Partido Nacional Britânico, de extrema-direita. Os radicais também se beneficiaram com a perda da fé dos eleitores nos trabalhistas de Tony Blair e aumentaram o número de cadeiras locais de 20 para 44.

Ontem, todas as atenções voltaram-se para Downing Street, a casa do chefe do Executivo britânico, enquanto Blair fazia a grande reformulação de seu gabinete.

As demissões e trocas que envolveram a queda de poder do ministro das Relações Exteriores, Jack Straw, e do vice-primeiro-ministro, John Prescott, foram celebradas pelo líder do Partido Conservador, David Cameron. Para ele, foi um sinal da crescente falta de confiança do público no governo de Blair.

Cameron, de 39 anos, lidera os conservadores desde dezembro e se esforça para renovar a velha e empoeirada imagem do partido. Depois do nascimento de seu terceiro filho, ele tirou licença-paternidade de três semanas.

Durante a campanha eleitoral, Cameron deu grande ênfase a questões ambientais, uma novidade para o seu partido. Alguns conservadores históricos criticam a sua preocupação com a imagem e contestam suas estratégias, acusadas de serem muito parecidas às usadas pelos trabalhistas.

Muitos estranham as novas propostas de Cameron, mas ontem estavam todos comemorando o fracasso do Partido Trabalhista.