Título: Governo pode ajudar montadoras
Autor: Thiago Velloso
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2006, Economia & Negócios, p. B12

Pacote não seria só para Volks, mas para todas as empresas enfrentarem problema do câmbio, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir com representantes do setor automotivo segunda-feira para estudar ações do governo federal que ajudem as empresas a manter o atual patamar de exportações e empregos.

Mantega, que participou de uma reunião do conselho da Febraban, em São Paulo, também afirmou que o governo pode ajudar indiretamente a Volkswagen, companhia que anunciou na quarta-feira um plano de reestruturação que prevê a demissão de milhares de trabalhadores no Brasil.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o plano prevê a demissão de 5.773 funcionários.

Mantega disse que o governo estuda medidas para ajudar montadoras, entre elas a Volks. ¿Temos de estudar a situação, mas, certamente, o setor automobilístico é muito importante para o País, estamos interessados em criar as condições para que esse setor continue exportando¿, disse o ministro.

Segundo Mantega, as exportações de automóveis caíram 10% nos primeiros meses de 2006, o que é um fato ¿preocupante. Vamos estudar quais são as ações que vamos fazer para melhorar as condições deste setor.¿

Para o ministro, o problema não está ligado à competitividade ou à eficiência do setor, mas ao patamar de valorização do câmbio. ¿O que está diminuindo a competitividade desta indústria é o câmbio, que está se desvalorizando à velocidade desconfortável. Se pudermos atenuar isso, a partir de outros mecanismos, faremos¿, disse, sem detalhar que medidas poderiam ser tomadas.

Mantega ainda informou que a situação específica da Volks preocupa o governo, que também estudará ações que possam solucionar a crise que a montadora atravessa.

¿Nossa preocupação é impedir que a Volkswagen feche as portas ou que diminua sua produção no Brasil. E acho que nós podemos estudar as soluções para isso¿, ressaltando, entretanto, que nenhuma medida tomada afetará o erário público.

De acordo com o ministro, não há empecilhos para que a empresa recorra ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desde que continue honrando os contratos estabelecidos. O BNDES liberou no mês passado R$ 497 milhões em empréstimos para o aumento da produção da montadora e renovação dos modelos Fox e CrossFox.

¿Se houver algum retrocesso na Volkswagen em função do empréstimo dado pelo BNDES, ela não vai receber o dinheiro ou vai devolver o dinheiro¿, disse Mantega.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) fez recentemente outro pedido ao BNDES de uma linha de financiamento para desenvolvimento de projetos de engenharia no Brasil.