Título: Conflitos preocupam Alemanha
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2006, Economia & Negócios, p. B6

O ministro do Exterior da Alemanha, Franz-Walter Stenmeier, estampou ontem a perplexidade européia com os recentes fatos da vida política e econômica da América do Sul. Em visita oficial ao País, Steinmeier pediu explicações ao colega Celso Amorim sobre a decisão da Bolívia de nacionalizar o setor de gás, a saída da Venezuela da Comunidade Andina e a possibilidade de o Uruguai abandonar o Mercosul.

"Esses sinais são difíceis de se interpretar na Europa", afirmou o alemão, após ter ressaltado a preocupação dos países europeus com a atitude do governo Evo Morales, da Bolívia. "Tive a oportunidade de explicar que as tensões na América do Sul fazem parte das dores do crescimento", disse Amorim.

Em entrevista arrastada pela tradução consecutiva, na qual foi possível fazer só uma das três perguntas programadas, os ministros preferiram destacar o possível embate entre as seleções da Alemanha e Brasil na Copa. "As nossas relações podem continuar amistosas até as quartas de final", disse o alemão, que deu uma bola de futebol a Amorim.