Título: 'A Petrobrás tem margem sobrando', diz Mantega
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2006, Economia & Negócios, p. B4

A Petrobrás não deve sofrer qualquer impacto relevante no seu desempenho financeiro por conta da crise do gás na Bolívia, segundo avaliação feita ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. "O impacto do problema boliviano é muito pequeno para a Petrobrás."

Para Mantega, a trajetória do preço do barril de petróleo no mercado internacional assegura o bom desempenho que a empresa vem tendo e afasta qualquer risco de quedas relevantes na receita da companhia. "A Petrobrás tem margem sobrando, graças à elevação do preço do petróleo e da eficiência da sua atuação."

Segundo o ministro, a contribuição da estatal para a formação do superávit nas contas primárias do governo também não será afetada e a meta programada para a empresa neste ano deve ser cumprida sem qualquer problema. Mantega admitiu, no entanto, que pode haver alguma variação nos dividendos pagos pela empresa neste ano. "Eventualmente poderá afetar um pouco os dividendos, se ela tiver uma redução de lucratividade", analisou, complementando com sua expectativa de que deve ser mantido o nível de lucro da empresa do ano de 2005.